25.11.09

CALÇADOS



O calçado criado para proteger os pés, na maioria das vezes é um meio de agressão, portanto, a escolha do calçado é o primeiro passo para se ter pés saudáveis.


A maioria das pessoas passam anos usando a numeração errada sem perceber. O ideal é que o sapato seja de meio a um ponto acima do tamanho justo do pé.
Usar sempre calçados confortáveis.


Comprá-los, de preferência no período da tarde, pois seus pés estarão mais inchados.
Usar de preferência sapatos de couro fino, sola maleável, sem costuras internas. Procurar calçados pouco maiores que o habitual (um número a mais), e ao experimentá-los ver se todos os dedos estão movendo-se dentro dos calçados, para que fiquem confortáveis.
Começar usando-o poucas horas por dia, até que esteja perfeitamente acostumado.


Existem também calçados especiais com caixa alta e palmilhas anti-stress, ideais para homens usarem no dia-a-dia.


As mulheres devem evitar os sapatos de bico-fino, salto alto e estreitos, uma tríade que causa muitas patologia nos pés.


No caso das crianças, ao nascer, seus pés não possuem especialização, mas vão atingindo uma atitude postural a medida que recebem estímulos, ou seja, quando começam receber uma descarga de peso dos segmentos superiores devido a ação da força de gravidade, portanto, o uso de calçados confortáveis é fundamental para não interferir na forma que o pé adquire com a maturidade do segmento.


Em especial os diabéticos precisam dar total atenção na compra dos calçados que devem possuir caixa alta, palmilhas anti-impacto com solado especial e não devem ter costuras, já existem no mercado sapatos especiais para diabéticos (fotos).