25.11.09

CALOSIDADES



A calosidade é uma reação cutânea desenvolvida como resposta a um estímulo de pressão local. Varia quanto ao tamanho, quanto à resistência e localização, no entanto, é sempre devida ao mesmo motivo - a hiperpressão.


A pele plantar é mais espessa e dura, com uma camada córnea bastante abundante o que provê um maior e mais resistente revestimento para a região. É desprovida de pelos mas conta com um grande número de glândulas sudoríparas. Como na palma das mãos, o tecido gorduroso do tecido celular sub-cutâneo está circundado por tecido fibroso arranjado de maneira a formar câmaras especializadas no amortecimento de choques.


Quando, por razões externas (aumento do peso corporal, ação dos calçados, hiperuso) ou por razões internas (presença de irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas, atrofia dos coxins gordurosos protetores como na diabetes e na artrite reumatóide), ocorre o aumento da pressão, acelera-se a formação de placas queratinizadas (calosidades) que recobrem a região comprometida.