25.11.09

ELETROTERAPIA



A Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica.


Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra-indicações. Mas todas elas tem um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.


Alta freqüência é uma corrente alternada de freqüência elevada, superior a 10.000 HZ.
Fisiologicamente, as ondas produzidas pelas correntes de alta freqüência, ativam notadamente as trocas respiratórias e aumentam em alguns graus o calor animal, favorecendo assim, a eliminação da uréia, ácido úrico e cloretos geral, que permitem combater eficazmente um grande número de afecções, como por exemplo, o excesso de ácido úrico na corrente circulatória (reumatismo, gota).
Outro ponto que não devemos esquecer é que a descarga elétrica tem a propriedade de condensar o oxigênio do ar e produzir o ozônio, que é altamente bactericida.
OZÔNIO
Gás de cheiro penetrante, sendo uma forma instável do gás oxigênio. Sua molécula é composta por três átomos de oxigênio; é de grande uso como germicida e bactericida.
É formado a partir do gás oxigênio, através de uma descarga elétrica. O aparelho de alta freqüência com eletrodos de vidro, trabalha numa freqüência de 1 a 2 MHs e uma tensão de 100.000 a 150.000 V, porém com amperagem baixa. Na passagem de ondas eletromagnéticas por ar rarefeito ou outros gases, forma-se ozônio. O ozônio dos eletrodos de vidro tem ação desinfetante.


Indicações


Bactericida: destrói bactérias que colonizam a pele
Bacteriostático: controla a proliferação de certas bactérias
Fungicida, oxigenante, hemostática,
Realiza termoterapia no interior do organismo, elevando a temperatura interna.
Tem ação circulatória, hiperêmica, analgésica e resolutiva.
Antiespasmódica.
Antiinflamatória.


Contra indicações:


Gestantes – problemas cardíacos ou marcapasso – diabetes – epilepsia – câncer - placas – pinos ou quaisquer outros objetos metálicos no tornozelo/pé – estados de hemorragia - doenças vasculares obliterantes – áreas de anestesia ou hiposensibilidade – tuberculose evolutiva – inflamações muito agudas – tumores malignos e não deve ter a pele muito vascularizada – hipersensível – com feridas.